Arte, moda e design: Colab55 e a economia colaborativa

A internet permite que um público muito maior alcance sucesso em um novo negócio. Ideias que antes da era digital precisavam de muita divulgação boca-a-boca, hoje podem ser compartilhadas com milhares de pessoas pelo mundo todo. Entretanto, a web mudou a forma como muitos trabalham e também trouxe uma concorrência que pode cobrar muito mais barato por um serviço nem tão profissional. Além dessa desvalorização, também existem os empecilhos fora da internet, já que os custos de produção podem ser altos em determinados projetos. No campo das artes, essas questões acabam rondando a mente de designers e trazendo alternativas para valorizar um trabalho artístico. Uma dessas alternativas é a Colab55, um caminho para artistas que querem tirar seus projetos do papel e serem reconhecidos por seus trabalhos.

A Colab55 é um hub de arte, moda e design colaborativo, onde artistas expõem e vendem suas artes na internet, incentivando a produção artística independente. O Capytu bateu um papo com a Ana, business partner do hub, que conta um pouco sobre todo o processo que tornou e ainda torna esse projeto real.

“A Colab55 surgiu de duas dores que percebemos no mercado brasileiro. De um lado, um monte de gente querendo se expressar de maneira única. Do outro, milhares de criativos que esbarravam nas burocracias das linhas de produção, como o custo de estoque, produção mínima, logística… Então a gente tinha dois objetivos quando pensamos na Colab55:

1- Dar aos criativos do Brasil uma fonte de renda e uma plataforma produtiva onde eles só precisam se preocupar em criar.

2- Dar aos compradores de moda ou decoração uma opção que saísse da mesmice, que representasse sua individualidade.”, explica a BP do hub.

O mais atrativo é que um artista pode colocar seus designs na Colab55 de forma prática. Basicamente o designer cria um studio e envia sua obra, então escolhe quais produtos serão produzidos, por quanto tempo e qual o preço. Após esse processo, a Colab55 elabora a produção dos produtos e gera todo o sistema de compra e venda. No final o artista ganha, o projeto cresce e o trabalho é devidamente notado.

“São quase 4 anos de muito trabalho, 20 produtos diferentes lançados e quase 60 mil artes disponíveis para compra”, conta Ana.

Segundo a business partner, o projeto possui uma comunicação especial com os artistas, sempre recebendo um feedback muito positivo após a primeira compra de uma peça de algum criativo. “Já ouvimos frases como ‘No meio de tanta arte, escolheram logo a minha’, é uma sensação incrível que a gente adora proporcionar”. Os studios possuem um canal direto pelo Whatsapp com o hub, assim podem receber dicas, avisos sobre campanhas, notícias e novidades.

Sobre os compradores, o Colab se torna um ambiente para ensinar mais sobre arte, força da união e mérito. “Os compradores ficam perplexos, primeiro, com a quantidade de opções que oferecemos no site e, segundo, na ideia da compra consciente e da economia colaborativa. Somos sempre muito elogiados pela qualidade dos produtos e pelo carinho em todo o processo. Aqui, é estresse-free! Fazemos questão de garantir a felicidade de todos os participantes do hub :)”.

Camiseta Studio @tatianagomes

Atualmente o site conta com 10 mil studios ativos e em crescimento. Um desses studios é o da Tatiana Gomes, que descobriu o site e viu uma oportunidade para divulgar seu trabalho e aumentar suas vendas. “Acho que o diferencial do Colab55 é a sua simplicidade e facilidade frente a outras plataformas, fazendo com que qualquer pessoa possa postar seus trabalhos. Eu acho que isso ajuda muito quem está começando”, conta Tatiana.

Camiseta Studio @tatianagomes

Para a designer, a ferramenta do Colab55 é funcional e supre as necessidades dos criativos para evidenciar suas artes. “O site contribuiu para mostrar os meus desenhos e através dele algumas pessoas entraram em contato comigo interessadas no meu trabalho”.

A contribuição para o aumento da produção criativa nacional é muito gratificante e uma real motivação para quem faz parte do hub, de acordo com Ana. “A gente também adora que nossa contribuição seja em dinheiro, porque os pagamentos garantem a base necessária pros artistas acreditarem em arte, entenderem que dá pra viver dela, sim. Por último, ver os produtos ganhando o mundo não tem preço! Cada foto que um comprador marca a gente no Instagram é uma felicidade só”, afirma.

Link do site: www.colab55.com

Facebook Comments Box
Yasmin Araujo, 21 anos, estudante do 4º ano de Jornalismo. Vive em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, é apaixonada por moda e tecnologia. Encontrou no mundo dos blogs uma maneira de fazer a diferença.
Post criado 17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
error: