Acompanhe o nascimento de uma marca de moda com o Fash freebies-iness

Mariana Barboza, Dona do instagram @fash.freebiesiness

Já se perguntou como uma marca surge e como um empreendimento ganha vida? Quais as etapas realizadas para fazer com que algo seja executado? Já imaginou quais os perrengues e desafios que existem por trás de um negócio? Se você não faz ideia de como é empreender no mercado fashion, agora pode conferir online os bastidores de uma grande ideia!

O Fash freebies-iness foi idealizado pela designer Mariana Barboza para mostrar a todos como uma marca de moda é criada do zero em tempo real. Mariana é formada em Design de Moda e Administração, e resolveu realizar o sonho de criar sua marca de sapatos e bolsas. “Mesmo com a minha formação, a qual parece ser o par perfeito para abrir um negócio de moda, tive a sensação que não sabia direito por onde começar”, pontua Mariana.

Depois de procurar textos de apoio na internet para iniciar a construção de sua marca, ela percebeu que não encontrava algo concreto que realmente trouxesse uma visão prática na hora de abrir o próprio negócio. Surgiu daí a ideia de criar o 1º instagram com o único intuito de mostrar com transparência todo o processo, desde uma ideia no papel até o momento em que essa ideia se torna realidade.

“Quando via novas marcas aparecendo no mercado, surgia aquela curiosidade gigantesca de saber como foi o processo, desde a ideia até o lançamento. Queria tanto que fosse possível sentar com a pessoa e pedir para que ela me contasse tudo, tim tim por tim tim. Mas aí percebi que não é assim que funciona. Ninguém compartilha ou abre publicamente todo esse processo. Então eu tive a sacada: por que não compartilhar a criação da minha marca do zero com o propósito da ajuda mútua?”

Com o projeto, a designer posta seus conhecimentos, inspirações, o que está aprendendo, dúvidas, acertos e obstáculos para que o espaço não seja apenas para orientar outras pessoas, mas para criar um ambiente de interação e troca de experiências. Lá ela apresenta todo seu planejamento, o que funcionou ou não. “Vale ressaltar que eu não compartilhei apenas a teoria, mas sim a prática. Mostrei abertamente inclusive meu Planejamento Financeiro. Acredito que isso fez toda a diferença para as pessoas entenderem de fato como as coisas funcionam quando se abre uma empresa”, conta.

Seu instagram não se tornou apenas um espaço para um novo projeto, mas uma nova maneira de fazer marketing digital. A partir do Fash, Mariana encontrou um modo de tornar seus possíveis clientes em um público próximo de sua marca, que realmente faça parte de toda a história da mesma. A designer também acredita que mostrar a construção da marca de bolsas e sapatos, agora nomeada Fash&Co, pode ser um método de engajar o processo de vendas, já que este é mais lento para quem está iniciando a comercialização de um produto, ainda mais por e-commerce, que é o caso de Mariana.

Para ela, o mercado da moda no Brasil tem um potencial enorme, entretanto alguns pontos como o medo em inovar e o despreparo dos futuros profissionais do ramo impedem a evolução no empreendedorismo fashion e instalam um problema não só econômico, mas social. “Sinto que muitos brasileiros têm medo de arriscar em produtos de moda autoral e diferentes do que se vê normalmente nas ruas. Isso faz com que muitos se vistam para os outros e se preocupem com o que eles vão pensar. É uma pena isso, porque vemos as pessoas se vestindo iguais às outras e reféns das tendências, além de muitas marcas sem nenhum diferencial e sem originalidade”, pontua.

Com o surgimento de novas tecnologias, é possível subir degraus no quesito inovação. A partir do Fash freebies-iness, Mariana adquiriu novas percepções do universo tecnológico, e para ela, as novas criações nesse meio refletem diretamente na moda, como por exemplo, o surgimento do e-commerce e sites que simulam a prova de roupas. Em um de seus posts para o Fash, a empreendedora conta sobre um insight que trazia a tecnologia como aliada para aproximar o cliente da realidade de uma loja física. “Pensei em criar um e-commerce onde o cliente, ao acessar o site, tenha a sensação de que está de fato numa loja real, ou seja, ele poderia entrar se aproximar dos produtos, andar por toda a loja e quem sabe ir até o caixa pagar, como se tivesse de fato em um ambiente físico. A ideia é fazer com que ele tenha uma experiência de compra totalmente inovadora, além de se aproximar ainda mais da marca. Dessa forma, não teria a necessidade de comprar móveis reais, nem pagar aluguel, nem contratar funcionários e ainda haveria a possibilidade de criar a loja dos sonhos. Claro que é uma ideia complexa, mas com certeza não é impossível com toda a tecnologia que vem surgindo por aí”, explica.

Mariana Barboza criou o instagram para apresentar o processo de criação de sua marca, mas pretende continuar mostrando o dia-a-dia do seu e-commerce assim que inaugurado, além de criar um novo projeto que levaria pessoas até sua empresa para mostrar de perto como o empreendedorismo acontece e continuar trocando conhecimento.

Além de ser um projeto com intuito de inspirar, ensinar e orientar, o Fash freebies-iness se tornou um aprendizado sobre o poder da força colaborativa. “O que eu aprendi e descobri de mais valioso foi o poder da ajuda mútua! É incrível ver o seu propósito se tornando realidade! Quando você faz as coisas de coração e com carinho, o retorno não tem preço!”, afirma.

Link do instagram: @fash.freebiesiness

Facebook Comments Box
Yasmin Araujo, 21 anos, estudante do 4º ano de Jornalismo. Vive em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, é apaixonada por moda e tecnologia. Encontrou no mundo dos blogs uma maneira de fazer a diferença.
Post criado 17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
error: