Você possui alguma peça no guarda-roupa que foi customizada por você? Se não, esse é o momento de começar a tomar coragem e renovar aquela t-shirt ou aquela calça que você não estava usando tanto.
Não é necessário ser um expert em cortar roupas, pintar ou colar patches para customizar. Customizar deve partir primeiramente da espontaneidade, um dia de tédio, uma olhada na arara, uma roupa escondida que não aguentava mais usar e uma ideia criativa na cabeça. Para mudar a sua forma de encarar suas roupas é preciso criar intimidade com elas, por mais estranho que pareça. É preciso coragem e uma pitada de confiança em si próprio para mudar seu armário com as próprias mãos.
- A customização pode mudar totalmente sua visão de uma peça que não te agradava tanto assim. Muitas vezes uma roupa é bonita aos seus olhos, mas existe aquela falta de familiaridade, aquele toque particularmente seu. Com certeza você já passou pela situação de comprar algo e depois não conseguir vestir, correto?! Que tal liberar um pouco da sua essência e deixar sua marca no que você veste? Pinte, rasgue, cole, corte, costure… Libere a imaginação e se divirta!
- O medo de a customização dar errado é natural, ainda mais quando customizar não é a sua maior habilidade. O que é mais incrível na customização é que algo que não deu tão certo pode se tornar brecha para deixar a peça ainda mais sua cara, ou para criar algo melhor ainda. Veja no erro uma nova oportunidade para fazer melhor, ou para assumi-lo!
- Se você tem medo de arriscar inicialmente, pode investir em adereços prontos como patches, broches ou bottons, já que são certeiros na hora de deixar aquela peça com sua personalidade. Use-os como aliados, mas não deixe de buscar colocar seu toque em algo quando se sentir de fato preparado(a).
É muito prazeroso quando você usa algo que fez ou você transformou! Além de fazer com que você se inspire e crie, também faz com que trabalhe a mente no intuito de cada vez mais usar o que tiver vontade e como tiver vontade. Customizar vai muito além de seguir o DIY (“do it yourself”, ou “faça você mesmo”) que você viu na internet, é uma forma de colocar a sua personalidade naquela peça, um pedacinho do que você representa. E a melhor forma de começar a expor sua personalidade customizando é personalizando algo que você não usa mais, nunca usou ou não gosta tanto assim.
Vamos perder o medo e adotar o faça você mesmo? Independente do resultado final será libertador!
Amo customizações! Não tem forma mais legal e linda de reaproveitar roupas que, um dia, já foram importantes pra nós. Essa ideia de transformar as coisas ao invés de descartá-las é linda!
Customizações são vida, vida pra gente e vida pra uma peça. <3